O que é Java, JRE, JVM e JDK?

O Java, enquanto plataforma e uma linguagem de programação, já se encontra consolidado, possuindo umas das maiores e mais ativas comunidades dentro da tecnologia. Hoje, temos a plataforma Java rodando nos mais diversos dispositivos de smartphones, computadores e Internet das Coisas. Ela agrupa uma série de ferramentas e utilitários para apoiar o desenvolvimento, muito associada ao Java desde a sua criação.

Participar de comunidades é uma ótima oportunidade para fazer um network e ajudar pessoas desenvolvedoras em início de carreira, e até mesmo se manter motivado nos estudos em tecnologia. Possui suporte para várias linguagens, uma interface agradável e é simples de usar, além de ser uma ferramenta muito leve em comparação a uma IDE tradicional. O Visual Studio Code é o editor de códigos abertos da Microsoft, também disponível para Mac e Linux, e que, por meio da configuração de alguns plugins, pode ser utilizado para escrever seus primeiros códigos em Java. Outra IDE muito famosa no mundo Java é a NetBeans, também gratuita e de código aberto. Ela foi projetada de forma reutilizável, visando o reaproveitamento e simplificação com a intenção de aumentar a produtividade.

Download e instalação do Mozilla Firefox no Windows 11 ou 10

Pode fazer coisas para Web, programas para empresas, aplicativos, jogos, usar no meio acadêmico…é bem comum, mas bem comum mesmo, a busca de profissionais que dominem o Java. Esse método, mais comumente chamado de Curso de desenvolvimento web: back-end x front-end, qual escolher? paradigma, tenta ver e interpretar o mundo, na programação, através da interação de ‘objetos’, através da abstração de ‘classes’. Sendo mais formal e técnico, é uma linguagem de programação orientada a objetos.

  • Também, a linguagem Java é a escolha ideal para aplicativos baseados em nuvem, por conta da sua filosofia WORA [Write Once and Run Anywhere].
  • Usando um editor de códigos, vamos definir o código fonte em Java (.java) para exibir uma mensagem em console, que será compilada em um .class para ser interpretada pela nossa JVM.
  • Isso faz com que os programas escritos no Java possam ser portados para todos os sistemas operacionais de forma bem simples, pois basta realizar uma compilação para cada um deles.

Essa é uma linguagem back-end, o que significa que os códigos desenvolvidos em Java criam as estruturas de funcionamento de sites ou softwares. Em 1991, na Sun Microsystems, https://jornaldiadia.com.br/curso-de-desenvolvimento-web-voce-preparado-para-o-mercado-de-trabalho/ foi iniciado o Green Project, o berço do Java, uma linguagem de programação orientada a objetos. Os mentores do projeto eram Patrick Naughton, Mike Sheridan, e James Gosling.

Certificações[editar editar código-fonte]

O código-fonte Java pode ser executado apenas nas máquinas que possuem a JVM instalada nelas. A resposta para a necessidade da máquina virtual Java está na história da programação. O Java utiliza o “Garbage Collector” para gerenciar a memória referente ao ciclo de vida dos objetos e sua permanência nela. O mercado de trabalho para Java está bombando, não só no Brasil como no mundo todo, tem muita vaga para programadores Java. A carreira também é repleta de oportunidades que vão além da programação e alcançam níveis de gestão e liderança.